quarta-feira, 2 de outubro de 2019

UM CANTO AO MEU CONGO (Edição bilingue - Português /Kikongo


LANÇAMENTO NACIONAL NO DIA 01 DE NOVEMBRO DE 1919 EM LUANDA 
E NO DIA 08 DE JANEIRO, DIA NACIONAL DA CULTURA, EM MBANZA KONGO, CAPITAL DO ANTIGO REINO DO KONGO, EM CERIMÓNIA PROVINCIAL.



A SENHORA QUE FALAVA COM SANTO ANTÓNIO

Eu, Kimpa Vita a condenada, vou falar, meu coração abrir
Ouço as vozes no pátio, plenas de ódio, tanto as dos meus
Quanto a do estranho que chegou pelo mar e se consentir
Entrar no nosso Rio Maior. Soam a grasnar de corvos ateus

Grasnam no topo das árvores, um grasnar surdo incessante,
Ao desafiarem medos que não sofro, sei e sinto-me revestida
Da verdade de manto áureo e quando a noite desce possante
Sobre o Mundo, envolve-me a sua sombra baça e desabrida

Trevas que se movimentam no mal e no pecado, transfigurados
Na coroa e vestes do Cristo Rei que fingem recitar, sem revolta
Infelizes, sob estas vestes serviçais do comércio,  aprimorados,
Ao tráfico da venda de almas tranquilas que partem sem volta

Almas que falam em meus sonhos, de mares plenos de monstros
Ou ainda da pilhagem do ouro e prata inúteis, mas que lhes valha.
E de fendas onde naves que as carregam se perdem, sem choros
Tanto sangue mártir, sacrificados que à garganta se pôs a navalha

Serei morta por ascender e com Cristo falar, do fundo do coração
Vozes em repique, tal os sinos a badalar da torre cerca da igreja,
Ter medo delas porquê? Não posso temer, implorar a confissão
De um pecado que é deles. Que fazer , pois que então assim seja.

Meu, é o espírito da mbemba que escapa livre pela pequena fenda
Deste mísera prisão. Meu é o uivar do desespero que não esfuma
Desespero do povo que os reis atraiçoam, subjugados, sem emenda
Não nos burlemos, oiçam, Mbemba kuzungana, tululu kiandi mfuma!     



  MPELO WAKANGALA  KONDO KWAZOLA

 

 

  

Ah Kongo dya mvu ya mvu, mu wutukanga ovana batunda .

Muna ngangu a meso, vana vakwilu dya nzadya, o Diogo Cão wamona ye wa visa.

Enzitusu aku yi kuwinta muna nzadya maza makondwa ensuka ye ma lulendo.

Muna kanga muna ngeye yakuna yalala, mbosi ka tomboka yowonga.

 

 

Ah, kongo ngeye wamona engutuka ya m’pelo ona  wayikitula kimpumbulu.

Muna lutumu lwa Nimi a Nkanga wa vweza on’toto wanzolwa.

Mpasi kalomba kuna kwa papa enzengelo a kibundu kya ntangwa yayina.

Kya tulwa kwa nzenza za tuka kwa mbu, zina za toma kutengola emenga.

Luzeye, Nsaku Ne vunda, m’pelo atunda, wayenda muna caravela,
 kuna Brasil bonso Mvuala ya ludi/ kyeleka ya n’kongo.

Ndwakilu yakala ya mpasi muna nata ensangu za vimpi.
Kwa ndyona wa nuvang’ e mim’pelo mya mputuki o muzunga,
 ana bakondwa o ma vimpi.

Ntangu zankaka kondwa kwa makani, kondwa kwa kyememe
kya sisa ensi aku ya mbote, ya nkuni, mavungu ye fuka,
yo kembesa akulu aku. Wa yenda mu sadila papa ye n’tinu
mya Mputu muna kazu kyaku kya sia emfoko muna kinkita

 

 kya wana wantu bafwani kyaku; kebena mpe zi ntudi ko.

O kalunga watumbuka yo vananga wonga, wazala ye yisimbi              

ye yinzambi-nzambi. Wanata muna nsi za nda ye za nkwamusu,

ikuna akongo bafwididinge/ bafwilanga ye nkuba, zembekwa,

babangikwanga mu ntyakilu za mpila mu mpila. Bavatumunga

nsi zawantu an’kaka momo, mpe bafwididinge  yo bangikwa.

 

 

 

Tuka Brasil wanatuka te ku Europa ye wakomwa

mu boloko kwa Pilato (mapilatu) Wa bangikwa kansi

watatamana kaka mu n’kanda Nzambi  ye kuluzu dya mpuluzu.

Kwa yoya ko.

Nzila va mwelo anzo kaka yisukilanga. Kondwa kwa mvutu za mbi.

Mvula tatu wanatwa kuna Roma, wafwa lufwa lwa mpasi.

 

Osinga kala ye  luzolo lwa vutuka kuna nsi a kivwila,

nsi a nsambu yina wa wutukila. Kansi ensukulu ke ndozi ko,

e kyememe vo kya kitinu.

Mbemba kazungana, vundilu kyandi mfuma,

ditekele moneka muna kadilu kyaku.

Kondwa kwa teka zaya, watambudila enzyetelo.

 

Wabakama kwa mabamba ngolo ma Holândio, ye ba yiya

e min’kayilu wa nata kwa papa, wa bangikwa  kwa m’fundisi

mya Espanha, dyasadidila muna ngindu ye wasikalala mu lwaka,

kondwa  kwa teka fila n’samu. Ntumwa ya Nimi a Nkanga

muna tumamena mana kasikidisa.

 

Kemavangama ko, Nzambi wamona  e mpasi zaku,

yandi wazola kubokela  kuna kena. Kana yi lusadisu

lwa papa e mwuki myandi keba lenda kuvuluza ko.

Diasadila kaka muna zitiswa yo zyama muna luzitu.

Wau yin’samunu a lusansu lwaku, yo nzimbwa a nzyetelo

aku kuna Roma 

                          

 Wa tomboka kuzulu ye lusakumunu lwa Paulo V,

landila nene wasalu kyaku. Wakitulwa máma kya matadi

ma ntalu ma ndombe, bonso ngeye,  kya telamesua muna nzo

a sambu ibokelelwanga e nkumbu ya Santa Maria Maior.

mu fwani kya nene wa n’tinu’ aku. Wunu ntumwa a nene a nzitusu,

wabaka e nkumbu ya luzitu, m’pelo a n’zolwa akongo.

@ Fragata de Morais e Editora das Letras


O SENHOR DAS ÁGUAS

O Senhor das Águas

Uma crónicalírica molhada de Fragata de Morais. Aquele odor visceral a maresia da Ilha de Luanda. O marulhar de águas das memórias. O tilintar cristalino dos humores das relações interpessoais. O peixe evaporado do amor. A odisseia de uma Angola (esquisita? surpreendente?) esculpida com escopro de sal, sua marca autobiográfica incrustada no molde: Ilha Eu. Cenários de um drama desenhados com música clássica, aquela que se (de)compõe com dedos de água de Johann Sebastian Bach.
José Luís Mendonça
(Cultura – Jornal Angolano de Artes e Letras)

Kalunga, o Senhor das Águas
Ao ritmo e harmonias de andamentos musicais, o leitor mergulha nas malhas ficcionais tecidas por Roberto, o narrador, que revela confissões sobre os dramas de uma insularidade interior, confrontada com a nudez do mundo urbano à sua volta. Construída por força do recolhimento vital, trata-se de uma ilha erguida nos arcanos da psicologia individual.Mas o narrador habita numa outra Ilha, a do Cabo, situada em Luanda, cuja existência histórica anda há séculos rodeada de histórias e mistérios de uma espiritualidade ancestral de que Kalunga, o Senhor das Águas, é uma das suas manifestações hierofânicas. A vocação enciclopédica do narrador torna irrenunciável o diálogo com a religiosidade das águas, dos mares e dos rios onde reinam Mutakalombo, Kilamba, Kianda e divindades consagradas em outras culturas.

Luís Kandjimbo, ensaísta e crítico literário




Haveria pois que esperar, sem receios, sem ansiedade. Por volta das nove e meia, deitei-me na rede que entermediava os dois coqueiros. Para não ser surpreendido, suspendi os ventos, nem uma briza que me distraísse e levassa a minha Ilha Eu para qualquer outro lugar que não fosse aquele onde a colocara. Isso era fundamental.
Carl Gustav Jung, cuja leitura de suas obras  me impressionou quando mais jovem, muito mais que as de Sigmund Freud, ambos companheiros de estrada até uma certa altura, falou-me, sim, digo bem, falou-me, pois foi assim que apreendi,  sobre a imaginação activa, já prevalecente na era da alquimia. Ao ouvi-lo lendo-o, fiquei a saber que a mesma nos apresenta uma interacção entre os recheios do consciente, vamos chamar-lhes assim, através da sua personificação. Portanto, a livre imaginação, o furação benévolo da intuição e do sentimento e não os impedimentos e castrações da razão. Numa imagem mais nítida, o cavalgar dos ginetes selvagens pelas pradarias do oeste norte americano, o palmilhar delirante dos golfinhos pelos oceanos e seus saltos cabriolantes. A gazela no seu longo salto curvilíneo. A majestosa sensação do condor a pairar os céus ao sabor das correntes  com que Eolo o mimoseia.
Relato-vos o que me vai na alma, enquanto espero pela declarada visita para que não haja surpresas, para que esperem o que não esperam. Não vos falo, como já referi, de quimeras, de sonhos, mas sim de realidades que, se todos tivessem para elas voltados, seria como a luz do dia na sua banalidade de nascer todas as manhãs. Não nos assustamos ou espantamos com isso nem por isso, nem nos sentimos enfermos em busca de cura pelos mesmos motivos, desde os primórdios.
Apenas não poderia sofrer a vantagem da surpresa, fosse quem fosse que se materializasse na anunciada visita, carne e osso ou espírito, caber-me-ia surpreender.
Por momentos pareceu-me ouvir um restolhar nas raízes dos lilases e sentir uma ondulação ligeira. Aguardei paciente, não havia pressa ou inquietação.
Às dez precisas, vejo um buraco em formação, no centro, bem na base da minha Njaro, até dele emergir um ser diáfano, nem homem nem mulher, sem rosto e coberto de uma longa capa também translúcida que não me permitia ver se humano ou espírito, talvez kianda ou outro ser qualquer de que nunca ouvira falar. A seu lado um cão que mais parecia um jacaré.
Assim que se colocou sobre aos lilases, o buraco fechou-se e tive a sensação que levitava. Prontamente me levantei da rede, tanto pela surpresa,  que me preparara para não ter ou demonstrar, quanto pelo desejo de não ofender o visitante. Não sabia se o mandava sentar no luando, cadeira não tinha, ou oferecer-lhe a rede na qual me estirara.
"Não te amoles, estou bem assim de pé", respondeu, lendo-me a mente.
"Como devo tratá-lo, ou tratá-la. Perdoe-me o espanto".
"Podes chamar-me Muini e não tenho género. De onde procedo tais coisas são supérfluas, para não dizer dispensáveis".
Deslizou à volta da ilha três vezes e por fim levitou sobra a montanha brilhante, a Njaro que eu forjara com tanto carinho. Fosse a montanha uma oliveira, teria a certeza de uma aparição da senhora de Fátima ou, como existem tantas e tantas, tantas quanto a imaginação dos que delas necessitam, seria outra senhora qualquer. Da Muxima, do Monte, de Kalumbu e, porque não, a senhora da Ilha do Cabo?
"Tua arrogância merece castigo", disse, por fim
"Minha arrogância, senhora Muini?" - decidi dar-lhe o género feminino - "Não entendo, não sei de que fala", contestei, meio assustado, nunca me vira ou achara arrogante.
"Trago uma mensagem de Mutakalombo, que se sente verdadeiramente agastado contigo pela usurpação do poder que te concedeste das águas e dos ventos. Ele é o único capaz e destinado a tal. Com que autoridade te arrogaste esse privilégio? Dá-te por feliz que o feroz guerreiro que me acompanha se limita a olhar-te", apontou para o cão jacaré.
Mas que privilégio, pensei? E que guerreio, só via um jacaré a dar-se ares de canídeo, ou vice-versa? Todos nós humanos somos donos do pensar, patrões dos rumos que incutimos à nossa imaginação, criadores sem par, ou nunca teriam existido Leonardo da Vinci, Auguste Rodin, Benjamin Franklin, Ernest Everett Just, Madame Curie, Georges Meliés, Charles Henry Turner,  entre tantos e tantos mais.
O ser que inventou a roda, era arrogante?
Tivesse existido à altura o Prémio Nobel, tê-lo-ia ganho, por ser a maior descoberta da Humanidade até hoje. Sem essa roda a girar à frente de um mui feliz troglodita, como as crianças da minha infância faziam com os aros dos toneis de vinho, não haveria  Michelangelo Buanarroti, Alexander Fleming, Percy Julian, Patricia Bath, Thomas Edison, Henry Ford, numa lista quase infindável.
Quem se apropriou do fogo pela primeira vez, seria hoje multibilionário, receberia no mínimo três triliões de tweets por dia. Sua página do Facebook seria o facebook inteiro, seria o rapaz ou rapariga mais caliente da terra, ditaria trends e modismos.
"Que privilégio?”, indaguei admirado.
"Tentas pairar acima de todos com essa imaginação que te leva incluso a mencioná-lo. Ele, que deve viver nos fundos marinhos em tranquilidade a cuidar dos seus afazeres. Reverbera lá em baixo o deslizar desta ilha inexistente, e conhece-se o teu desejo de domínio dos ventos, como se fosse possível. Terás que parar, a imaginação esguia é pertença única das divindades, não dos mortais. Com os deuses ela perdura a todo o sempre, com vós nem enterrada é no dia do derradeiro adeus, unicamente as vossas vaidades mundanas."
Revoltei-me, mas contive-me.
O que me estava a pedir era a auto-castração.
Nunca conseguiria viver na racionalidade, na coerência do raciocínio.
Minha fortuna era a fantasia desabrigada e tão delicada que nunca se dera ares de tufão, de estrondos relampejantes e assustadores. Como me pediam isso, quando pelas cavernas diversas do Mundo ainda hoje lemos estórias infindáveis e sugestivas, plenas de cores e intenções, desenhadas por sonhadores?
"Mas que mal fiz a Mutakalombo, de quem é enviada?
"Infiltraste-te no seu Mundo, arrogaste-te propriedades de que do mundo visível não são, não podem pertencer…
Ilha Eu?... Mas o que é isso?...
Esses pedaços de raízes de lilases unidos entre si e que só na tua mente existem, feitos ilha? Vais a outra divindade longínqua e roubas-lhe a capacidade de soprares ventos a teu bel-prazer? E perguntas que mal fizeste"?
"E por tal mereço castigo? " - contra-ataquei com violência propositada para que minha indignação reverberasse nos fundos do mar e Mutakalombo ouvisse - "Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, o grego Esopo com suas fábulas, Jean de La Fontaine, Charles Perrault, Hans Christian Andersen, Lewis Carroll, Walt Disney, esses sim mereceriam digno castigo pois foram incentivadores ao desenvolvimento da imaginação das crianças mundo afora, deram-lhes asas para voarem para onde e quando desejassem. O que são afinal as noites de 1)sunguila pela África nossa? Sinto-me ofendido".
"Esses, não penetraram no mundo invisível. Limitaram-se a colocar parvalhices como lobos a comerem, literalmente, avozinhas e por consequência a sofrerem cesarianas para as resgatar; jovens encalhadas a viver com sete anões eunucos numa mina nas montanhas; corvos a falarem com raposas comedoras de uvas e ainda por cima verdes; meninas a caírem por tocas de coelho e a engajarem em falas com rainhas de naipes de cartas e ovos sentado em cima de um muro. Tenho que usar este tipo de linguagem para te fazer ver que não afrontaram mundos de divindades aquáticas ou outras, ainda não percebeste a diferença"?
"Para ser sincero não. As ferramentas que usaram e que eu uso são as mesmas, só que os resultados finais diferentes. Eles entretiveram um mundo de crianças, eu de adultos, ambos com a imaginação,
__________
1) Sunguilar: Serão durante o qual se contam  estórias, provérbios, adivinhas, à luz das fogueiras.

mesmo se lá em baixo, de onde vem, sejam percebidas de maneiras diferentes. Raposas a falar com corvos sobre uvas verdes não é tão diferente de eu ter a minha Ilha Eu. Por que motivo tenho que abdicar, contra vontade, de um mundo que só o uso quando me convém"?
"Porque assim é. Mutakalombo é soberano sobre o mundo das águas marinhas. Tudo e todos lhe devem obediência. As marés sobem e descem a seu comando. O Sol levanta-se e põe-se nele, assim como a lua e as estrelas".
Comecei a sentir-me mais à vontade, mais seguro, a divindade acompanhada de seu cão jacaré mostrara-me a saída.
Do mesmo modo que criei esse deus ditador, assim o poderia eliminar com a maior das facilidades, poderia destitui-lo. Bastaria eliminá-lo do meu pensamento, dos caminhos imaginativos de minha vida, afogá-lo sem piedade em suas próprias águas.
Por que não poderia recomeçar e recriar o meu Ndjaro, não de cinco metros de altura, mas com os mais de cinco mil que tem? Não revestido de guano de gaivotas mas sim de neves perpétuas, enquanto eu vivesse?
Não foi esse o húmus de Platão? Não acreditara ele que o que se capta com os olhos da alma são as formas não físicas e que acabam por ser aquelas que contêm o fundamento da realidade, diferentes daquelas que se captam com os olhos da cara? Onde residia então a diferença?
"O que nós de outros mundos gostamos de observar, é a perene infantilidade dos humanos. Pensam-se soberanos do Universo, mágicos da Ciência. Creem-se próximos dos deuses, menores ou maiores. O que acabaste de pensar é a maior infantilidade que hoje ouvi. Afogar Mutakalombo em suas próprias águas? Devastares esta pequena saliência coberta de fezes de aves que Mutakalombo comanda? Esqueces que elas se alimentam dos seres vivos que vivem nos mares? Nada neste Mundo se encontra destituído de um ser interior."
Recolhi-me novamente, esquecera que a minha mente podia ser lida, no fundo nem precisava de falar, bastava-me pensar. Com que castigo iria ser punido? Se mostrasse humildade, talvez conseguisse escapar com uma pena menor.
"Não vais escapar de nada. Vim com uma missão e pela fenda que me viste entrar, será pela fenda que me verás sair e, se tiveres discernimento, será esse o momento que a tua Ilha Eu desaparecerá para dar lugar a qualquer outra coisa racional. Por vontade deste guerreiro que me acompanha, já estavas nas suas garras a caminho das profundezas dos mares."
"Que me resta então cumprir, qual a minha sentença", tentei não demonstrar condescendência na pergunta.
Desceu do meu Njaro, imaculada, e postou-se diante mim.
Se tivesse rosto, olhá-la-ia nos olhos, com bravata, como o condenado à morte que deseja fumar o seu último cigarro ou cantar uma canção interminável. O chamado guerreiro, esse sim tinha uma forma e corpo concretos, só que impossível de determinar o que era, por vezes cão, outras, jacaré.
"Tenho ordens para ser leniente contigo, apesar de tudo é a primeira vez que és obrigado a uma confrontação interna séria. Terá que ser pedagógica, por tal. A partir de agora, entras no mundo da racionalidade e do racional. Sem entrares em filosofias de distinção da racionalidade. Terás que ser, durante um ano uma pessoa que age em conformidade com a razão, a tua ilha é aquela na qual vives, a Ilha do Cabo, não há diferente. Se lá em baixo for ouvida outra coisa qualquer desigual, se começares a sonhar acordado novamente, a criar mundos paralelos não existentes, considera-te habitante do reino de Mutakalombo".
Dito isto, esfumou-se, com o seu guerreiro, pela fenda por onde entrara. Nem ousei pensar no que era, ou o que era e onde é que se encontrava a tal fenda. Começara o meu exílio, a minha via cruci amarga, teria que me autoflagelar.

QUARTO ANDAMENTO
UM FANTASMA DE PESO
Grave

Após este encontro com a enviada do dono dos fundos marinhos, que ainda não analisei convenientemente,  é natural que me sinta agastado por ter sido ludibriado por mim próprio. Não sei se por ter edificado com esmerado denodo uma ilha particular, se por me ver obrigado a vaporizá-la de todos os mapas do Mundo, em que não constava.
Vejo-me assim a tempo integral no planeta da racionalidade, coisa estranha e certamente para doidos varridos e gente sem emoções, como a desalmada da minha professora de matemática que me falava numericamente em línguas estranhas, piores do que aquelas que ouço ocasionalmente nos cultos evangélicos. Essas, como não são racionais, até me parecem entendíveis e aceitáveis, de facto pertencendo a um espírito qualquer, talvez até santo.
Será que desde que descemos das árvores, teremos agido como se não houvesse espiritualidade intrínseca?
Inspiração?
Visões?...
Sonhos?....
Os nossos anseios, devaneios e sabe-se lá mais o quê, não pertencem aos domínios dos diversos deuses e demais divindades que criámos ao longo de milénios, do mundo da paixão, portanto? Deuses amigando humanos e a gerarem semideuses; bichos acasalados com deuses a gerarem monstros impenitentes para oprimir e nos manter permanente em expiação, em permanente purgação?
Desejar ficar rico até mais não, como Midas da Frígia que, na sua ganância, em tudo que tocava virava ouro, pertence à racionalidade humana?
O que levará então as sociedades primitivas ainda existentes, a não se preocuparem minimamente com o vil metal a não ser para decoração, e a não conterem em si esse germe inexplicável e nefasto de uma reacção que, no fundo, quando ultrapassa as fronteiras aceitáveis do bem-estar pessoal e colectivo, se torna terrivelmente amoral? Não eram os Incas donos de todo o ouro do Mundo à sua volta?
Se vivemos com paixões, com ódios, ressentimentos que nos conduzem a gestos e acções as mais irracionais, como eliminar esse aspecto, essa condição humana? Impossível, a racionalidade está contaminada irremediavelmente pela irracionalidade, nunca o inverso. Somos animais duais, na melhor das hipóteses. A mesma criatura consegue ser Mozart e, na outra face, Hitler.
Mas como me proibi próprio de ser rei incontestado de uma ilha denominada Eu, de viver a tranquilidade que me serve de ponte para todo e tudo o que segue, serei coerente e irei tentar esta nova e periclitante fase de autodomínio emocional. Não por receio a Mutakalombo, quem o criou e permitiu sua entrada na minha Ilha Eu, fui eu próprio. Se desejasse algum dia fazer-me mal, também teria os anticorpos necessários, o antídoto não para me defender e safar, mas sim para me precaver  de entrar num Mundo em que acabaria por perder o controle dos botões do comando.
E é essa mesma falta de racionalidade que me leva a apregoar a minha não crença em bruxarias mas, pela superstição, pela via humana do temor ao desconhecido, reservar-me a dúvida de sua existência, com ou sem vassouras freudianas em cavalgada pelos domínios que maleficiam. Todos nos reservamos dessas e outras dúvidas ligadas à ancestralidade, ao passado comum primordial, ou não seríamos humanos.
Ainda que mergulhado num mar escuro e profundo de dúvidas, achando que me perdi em um qualquer lugar, vou cumprir meu decreto agora imperial.
Quero conhecer as fronteiras do meu auto-domínio. 

sábado, 30 de março de 2019